No nosso artigo de hoje, apresentaremos algumas formas de como melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos com a tecnologia, mas antes de entrarmos no assunto de fato, vamos conceituar de forma resumida o que o é cadeia de suprimentos, o que ela faz e no que ela nos ajuda.

A cadeia de suprimentos é uma rede de negócios interligados, que auxiliam nos processos de provisão final de produtos ou serviços. Como parte dessa cadeia interligada, podemos citar que ela vai desde os produtores primários até a última ponta responsável pela entrega do produto ao consumidor final.

Gerenciar toda essa cadeia se torna cada vez mais desafiador à medida que o número de envolvidos aumenta, pois se falta um componente ou produto em alguma parte do processo, isso pode acarretar em atrasar as entregas das demandas solicitadas, impactando diretamente na entrega para o consumidor final. Sem contar as possíveis paradas de linha, que representam enormes prejuízos para as empresas.

 

Então podemos nos beneficiar da tecnologia, usando-a para melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos ?

Vivemos na era da tecnologia e informação, então com toda certeza devemos nos beneficiar disso, na aquisição de equipamentos capazes de aumentar a produtividade, de garantir maior controle dos processos, além de diminuir desvios de qualidade nos processos produtivos.

Também é possível se beneficiar com a aquisição de ferramentas e mecanismos voltados à gestão, ou seja, eles devem contribuir com a melhora da gestão da cadeia como um todo, afinal de contas, o fluxo de informação é extremamente fundamental, para que tudo caminhe da melhor forma possível.

Levando isso em consideração, apresentaremos algumas formas de melhorar e aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, utilizando a tecnologia que temos a nossa disposição.

 

Utilize a tecnologia de RFID (Identificação Por Radiofrequência)

Com a RFID é possível realizar acompanhamento e a movimentação de produtos e mercadorias, uma forma bastante simples, porém com ajuda de uma alta tecnologia utilizando um chip que pode ser colocado em qualquer parte da embalagem ou caixa que acompanha o produto até o seu cliente ou destino final.

Deveras essa é uma facilidade bastante útil para quem quer ter 100% da rastreabilidade de seu processo na cadeia de suprimentos, pois ele controla e registra todos os movimentos realizados e em qualquer momento, desde sua saída da fábrica ou centro de distribuição até o cliente final.

Toda essa tecnologia gera grandes possibilidades de evitar avarias ou extravios de mercadorias e produtos, além de evitar que produto chegue em algum destino erroneamente. Ainda que o seu custo possa ser alto, dado a utilização desta alta tecnologia, é um investimento que em alguns casos é necessário, pois ajuda muito quando os bens , mercadorias e produtos tem um alto custo para o cliente ou para o fabricante.

 

Utilize sistemas de gestão que sejam adequados ao seu processo.

Na era da informatização e globalização temos uma gama gigantesca de sistemas dos mais variados tipos, onde todos eles estão à nossa disposição para atender as necessidades de praticamente todo e qualquer nicho de mercado.

Levando esse tema de uma forma mais aprofundada, ter um sistema é basicamente 50% de um caminho andado. Pois será nele ficarão guardadas (ou armazenadas) todas as informações que são necessárias para efetuar as tomadas de decisões, sempre com o propósito de melhorar a forma de gerenciar a cadeia de suprimentos e suas necessidades.

Devemos ressaltar que antes de contratar um sistema, é sempre bom ter requisitos previamente definidos de quais são suas necessidades. Faça esse levantamento olhando o seu processo de ponta a ponta, desde o fornecimento até a entrega ao cliente final.

Podemos dizer que basicamente efetuar a rastreabilidade é uma das premissas básicas ao se contratar um sistema, pois sempre queremos saber quem fez o que, onde está ‘’tal’’ produto e para onde ele foi.

Com isso, alguns tipos de sistema são indispensáveis::

TSM

  • Perfeito para efetuar o gerenciamento de transporte e Logística, esse é um tipo de software focado na qualidade e na produtividade de processos, com ele também é possível efetuar o controle de cargas, gerir os os custos e as manutenções de frotas, de rotas e entregas.

CRM

  • Sistema que controla a gestão de relacionamento com o cliente. Com ele o gerenciamento de clientes, perfil de compras, interações do cliente com sua empresa são possíveis com um detalhamento gigantesco. O mesmo traz métricas inteligentes de como ajudar a melhorar esse relacionamento, fazendo com que assim o faturamento suba cada vez mais por compreender onde estão as necessidades dos clientes, quais são os produtos ou serviços mais rentáveis.

ERP

  • Perfeitos por serem sistemas integrados, tendo uma grande capacidade atender qualquer tipo de mercado ou segmento controlando as compras, vendas, notas fiscais, financeiro (Receber e Pagar), estoque e a produção, alguns sistemas vão bem além dessas capacidades básicas sendo possível controlar, a contabilidade, o fiscal, o Comex, capacidade produtiva de colaboradores e máquinas.
  • Além de integrar com outros sistemas, atendendo assim às necessidades dos clientes, essa é uma das melhores opções, para quem quer melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos com uma ferramenta que gera bons resultados.

SIG

  • Sistemas de Informações Gerenciais – É um Sistema que reúne informações mais gerenciais para auxiliar nas tomadas de decisão. Os setores que utilizam desta ferramenta com maior frequência são das áreas de administração, contabilidade, gerência e diretoria, sempre em níveis estratégicos.

SPTs

  • Sistema De Processamento De Transações, são sistemas bem parecidos com os ERPs, porém sua visão é mais focal, neste caso é voltado à contribuir de forma rápida e fácil. Normalmente suas funções mais procuradas são registrar o financeiro (Receber e Pagar), a Geração de folhas de pagamento e os controles dos estoques.
  • Com muita frequência os nichos ou setores que têm a maior procura por esse tipo de sistema são as contabilidades e Recursos Humanos.

 

O que podemos entender neste tópico ?

Então caros leitores, devemos compreender que, sejam únicos ou integrados, os sistemas servem para facilitar a informatização, visualização e manutenção das informações que estão inseridas na cadeia de suprimentos.

Não podemos deixar de citar que, a melhor forma de saber como melhorar a cadeia de suprimentos é saber gerenciar os dados que estão nela. Com um sistema que tenha o seu banco de dados na Nuvem (em cloud) , é possível inserir e acompanhar em tempo real a execução de seus processos.

Desta forma, todo o fluxo de comunicação entre os envolvidos na cadeia pode ter acesso a informação, diminuindo o risco de cometer erros. Além de facilitar o controle e monitoramento de processos operacionais e gerenciais.

 

Mídias Sociais

Pois é caro leitor pra quem achou que os processos de supply chain ficavam resumidor a apenas, logística, transporte e operacional das empresas, se enganou um pouco, pois um de seus grandes princípios é a melhoria de processos para assim melhor atender os clientes, em contrapartida arrumar processos internos dentro das empresas, aumentando sua efetividades.

Pensando nisso, com tanta tecnologia a nosso favor, por que não utilizar as mídias sociais para multiplicar os ganhos ?

Existem tantas possibilidades tais como:  Instagram, Facebook, Blogs, Fóruns, WhatsApp, Telegram e entre outros aplicativos, que podem ser utilizados.

Podemos fazer isso em  relação à imagem, reputação, preocupação e correção de processos que deram errado olhando do ponto de vista do cliente.

Será que utilizar estes recursos na cadeia de suprimentos realmente daria certo?

Sim! É algo que devemos colocar em pauta e devemos utilizar diretamente. Pois o cliente pode nos dar os Feedbacks que não temos quando olhamos do ponto de vista externo.

E como o cliente pode fazer isso ? , ele tem a experiência direta com o final de toda a nossa cadeia de processos. Ou seja, quando o processo chega nele sabemos se deu certo ou errado. Além disso, será possível saber se nossos fornecedores ou parceiros comerciais cumpriram com os acordos ou serviços contratados.

E para o cliente ? , saberemos se o serviço entregue forneceu a melhor experiência ao seu cliente.

Então sim, utilize , use e abuse das mídias sociais, elas estão aí para nos conectar. O mesmo acontece na cadeia de suprimentos, sabendo utilizá-la da forma correta será possível coletar dados, arrumar processos ou pensar em novos produtos.

E aliás, não para por aí, pois novos processos podem ser criados e melhorados.

 

A Internet das Coisas ou Internet of Things (IOT)

Vivemos em um período onde a informatização é basicamente a chave de tudo, com a IOT (Internet of things) em português a melhor tradução se faz por “Internet de todas as coisas” , faz com que a da conectividade entre dispositivos, redes de comunicação e sistemas de controle, possibilita que as atividades do dia a dia sejam feitas com mais eficiência, agregando valor e qualidade no campo fazendo uso da tecnologia.

Se pensarmos em como melhorar a cadeia de suprimentos com a ajuda da tecnologia, teremos como resposta básica a forma de utilização de suas ferramentas. Como esses mecanismos se conectam à internet para trocar informações rapidamente, certo? Com o uso de dispositivos móveis como Smartphones, Tablets e até mesmo com computadores  os controles serão melhor aproveitados.

Então podemos fixar que a integração e a melhoria contínua, devem ser aplicadas dentro do processo de cadeia de suprimentos. De tal forma que, dispositivos sejam utilizados a nosso favor aumentando a eficiência, segurança dos dados e  por sua vez reduzindo custos e despesas.

E paramos por aqui ?

Não! pois, toda essa informatização auxilia diretamente no planejamento que é realizado nas empresas. Além da constante inovação de modelos de ferramentas, que podem aumentar a capacidade de manter comunicação bidirecional. Então utilizando redes internas e externas sem fio,  as informações serão mais rápidas e amplas.

Dessa forma, é possível trazer mais eficiência para a gestão de aparelhos e sistemas. Pois eles são utilizados nas empresas, com o propósito de estruturar processos e aumentar a eficiência de seus profissionais naquilo que fazem.

 

Conclusão

Portanto com a forte concorrência que temos e um mercado que busca pela constante superação, com o propósito de sobreviver às mudanças que sofremos diariamente. Então podemos dizer que, possuir uma cadeia de suprimentos estruturada, é extremamente necessário e significativo. Para que ao final possamos ter um processo coeso e que atende todas as áreas, sejam administrativas ou operacionais.

Esperamos ter ajudado com esse artigo mostrando como utilizar a tecnologia para melhorar a cadeia de suprimentos.  De forma que ela não seja considerada só uma ferramenta de gestão administrativa ou de marketing, sendo bem mais que isso. A tecnologia também pode ser parte da cadeia de suprimentos, melhorando assim sua efetividade com seu uso!

Até a próxima!!!