Você já ouviu falar sobre os indicadores de desempenho ?

Se você já ouviu falar, continue por aqui que vamos te explicar o porquê eles são tão importantes para sua empresa. E, se você nunca ouviu falar, vamos começar te explicando o que são e o que fazem.

 

Afinal, O Que São Indicadores De Desempenho E Quais Suas Funções?

Indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI – abreviação para Key Performance Indicator, termo em inglês que refere-se à indicador-chave de desempenho (em tradução livre) – são ferramentas utilizadas pelas empresas para medir, a curto ou a longo prazo, a sua atividade realizada durante esse determinado período de tempo.

Sabemos que, ao longo da vida útil de uma empresa, inúmeras atividades, processos, dados, dentre outras funções, são desempenhados dentro do ambiente de negócio, o que gera um histórico de funcionamento deste.

Então, usamos essas métricas dos indicadores de desempenho para fazer a análise desse histórico de produtividade gerado pela empresa, e assim, determinar o progresso que foi realizado e o alcance de seus objetivos estratégicos.

 

Os indicadores de desempenho como guias para as empresas…

Em outras palavras, seguindo essa linha de raciocínio, pode-se equiparar os indicadores de desempenho como um guia ou uma bússola utilizado pelas empresas para ajudar a alcançar os objetivos e metas que foram traçados, que pode ser medido a partir de uma leitura feita de uma quantidade relevante de dados sobre determinado assunto, gerando alguns relatórios, gráficos e estimativas que possibilitam a análise desses resultados.

É certo que, para obter um bom resultado das ferramentas que os indicadores de desempenho fornecem e similarmente, faz necessário também compreender e ter um bom planejamento estratégico de metas e objetivos a serem alcançados e utilizar dessa ferramenta como auxílio para atingi-los.

De acordo com, o que foi compreendido sobre os indicadores de desempenho, eventualmente, precisamos entender o porquê precisamos deles.

 

Por Que Devo Utilizar Os Indicadores (KPIs) Dentro Da Minha Empresa?

Para entendermos melhor sobre a contribuição que a utilização dos indicadores podem trazer como resultados para sua empresa, podemos iniciar analisando a empresa como uma rede onde todas as suas áreas de atuação estão ligadas direta e indiretamente, bem como todas as atividades realizadas causam impactos umas nas outras.

Por isso, trazemos como conector desse tema o bom planejamento estratégico que deve andar de mãos dadas com os KPIs que serão utilizados para ajudar os gestores e diretores das empresas a entender o andamento de seus processos baseando-se nos resultados obtidos através destes parametrizadores.

Ainda, nesse mesmo sentido, sabemos o quanto de decisões são tomadas ao longo e dentro de cada processo compreendido dentro da gestão de um negócio.

E, pensando em ajudar nessas decisões é que entra a escolha de utilização das ferramentas de indicadores de desempenho, tal qual, são as melhores aliadas para auxiliar os gestores, diretores e todos os tomadores de decisão que englobam o negócio, bem como aqueles responsáveis pela análise de resultados gerados.

 

Sobre os resultados dos indicadores de desempenho…

E são esses resultados e análises que os indicadores de desempenho vão atuar a fim de demonstrar o grande necessário que é a visão da saúde da operação da empresa, onde ela está tendo sucesso e quais os pontos que precisam ser melhorados, o que, a partir disso, vem a segunda etapa desse processo que é ajudar a gerar os objetivos que deverão ser alcançados, seja em questão de melhorias na gestão, nos gastos, produtividade, colaboradores e demais informações que são possíveis ser obtidas através dos recursos oferecidos com a obtenção dos indicadores de desempenho (KPIs).

O que podemos resumir sobre o objetivo trazido neste presente tema é que se valer da utilização dos indicadores de desempenho, é sinônimo de obter resultados quantitativos e qualitativos.
Com esses dados podemos mudar ou melhorar a estratégia de uma empresa e alavancar os resultados positivamente.

Para isso, é importante conhecer quais são os indicadores de desempenho empresarial disponíveis no mercado e definir, de acordo com seu planejamento, qual o melhor para aplicar no seu negócio, o que vamos te ajudar no tema a seguir.

 

Tipos Indicadores de Desempenho (KPIs):

  • Volume de Vendas e Compras;
  • Financeiros;
  • Qualidade , Produtividade e Eficiência;
  • Capacidade e Competitividade;
  • Rotatividade de Colaboradores;
  • Média de tempo ocioso;
  • Market Share e Estratégicos;
  • Receptividade;
  • Absenteísmo;
  • Atendimento de pré e pós venda;
  • Atendimento de Suporte;
  • SLA de tempo de atendimento e entre outros.

 

Quais Ferramentas Podemos Usar Para Produzir Indicadores De Desempenho?

Podemos fazer em Excel, Power BI, Softwares de Gestão e Os demais controle que sua empresa pode ter internamente.

 

Quais São Os Benefícios Dos Indicadores De Desempenho ?

Antes de mais nada, precisamos entender que, toda empresa quer saber quais são seus resultados sejam eles positivos e negativos, e a melhor forma de fazer isso é consolidando as suas informações em relatórios e posteriormente esboçá-los de uma forma que proporcione uma leitura fácil, certo ? Portanto, precisamos deles e além disso, é necessário saber analisá-los.

Como resultado, podemos entender que, com os KPIs as empresas medir se o que foi planejado está em conformidade com o que está sendo realizado efetivamente.

Sob o mesmo ponto de vista, ao realizar a administração desses dados, os Insights são gerados e por sua vez é possível analisar e mensurar as possibilidades de melhoria e crescimento contínuos.

 

Conclusão

Em resumo, podemos entender que os Indicadores de desempenho são ferramentas que podemos imputar uma quantidade de dados e informações relevantes sobre um determinado assunto, alguns relatórios, gráficos e estimativas são gerados e possibilitam análise dos resultados.

Por fim, a principal finalidade dos indicadores de desempenho é ajudar os gestores e diretores das empresas a entender o andamento de seus processos e a tomarem as melhores decisões de acordo com os resultados obtidos.

Portanto, os seus resultados podem ser aferidos e acompanhados com os indicadores certos e, consequentemente, entender como anda a sua produtividade e desenvolvimento será mais fácil e ágil.

E como ponto de atenção, cada indicador desenvolvido poderá ter fatores distintos, e com particularidades tão diferentes a melhor forma de fazer com seja factível suas análises, mapeá-los seja uma das principais formas de conseguir entender o caminho que sua empresa está tomando.

Em função disso, sua tomada de decisão será mais assertiva e significativa com dados de qualidade que irão contribuir positivamente com os seus resultados.

Outros artigos relacionados ao tema:

Nesse sentido, caso surja alguma dúvida sobre como estruturar seus processos, quais tipos de liderança você deve ter na sua equipe e entre outros temas que estão diretamente ligados a sua produtividade que geram os resultados para ter bons indicadores de desempenho consulte nossos artigos baixo para obter mais informações.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender melhor sobre o que são os indicadores de desempenho e como gerenciar essas ferramentas da forma mais adequada para a sua empresa.

Até a próxima!!!