No nosso artigo de hoje vamos falar sobre os tipos de liderança, a proposta deste tema é explicar que existem diversos tipos de líderes e formas de liderar.

”liderança é a habilidade de influenciar as pessoas a trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum” – Hunter (2004, p. 25)

Cada um dos tipos de liderança tem requisitos e aspectos para se trabalhar individualmente. Quando falamos em tipos de liderança, precisamos esmiuçar o que for preciso para conhecer o que é um ”líder”, compreender o seu conceito, os requisitos para ser um bom líder, além de avaliar a sua importância.

Ao passo que nos aprofundamos no assunto é possível mensurar os benefícios que podem ser proporcionados quando um líder usa a sua sabedoria e habilidades diante daqueles que por ele são liderados.

 

Mas afinal, o que é um líder ?

Em resumo podemos concluir que o líder é todo aquele que se torna capaz de inspirar e estimular outras pessoas a percorrerem caminhos, executar tarefas e obter os resultados esperados com gerenciamento adequado da equipe ou até mesmo de indivíduos sozinhos.

Um líder que realiza seu trabalho com segurança, firmeza e amor, consegue externalizar o que se espera aos liderados e do mesmo modo extrair o melhor de cada um deles. Além de, obter os resultados despertando as habilidades que existem em cada um dos indivíduos que estão à sua volta.

Em função disso, um líder deve sempre seguir seu caminho de forma íntegra, dando inspiração para os liderados de forma que, eles busquem em si a motivação necessária para executar as tarefas, segui-lo ou até disseminar os seus ensinamentos.

 

Qual é a influência que os líderes exercem ?

Para esboçarmos o quão grandiosa é a responsabilidade de liderar, é necessário compreender que ser um líder requer habilidades e competências. Tudo isso pode ser despertado naturalmente no decorrer do tempo ou que em outro âmbito poderá ser aprendido e aprimorado com estudo e vivência.

O impacto de um líder têm influência direta nas ações, pensamentos e comportamentos daqueles que estão a sua volta, podendo assim trazer impacto em suas vidas pessoais e profissionais. Em sua suma maioria das vezes, o papel principal de um líder é influenciar de forma positiva o cotidiano de seus liderados possibilitando e abrindo novos caminhos para se atingir os resultados esperados com excelência.

Em razão disto, pode se reforçar que o líder deve desenvolver estratégias para despertar o interesse e aguçar os sentidos da equipe.

Nem sempre será algo rotineiro, em grande parte das vezes isso é feito de forma árdua, e contudo se existir o conhecimento e respeito às necessidades de cada membro e da equipe, certamente sua gestão será realizada com o máximo de sucesso o possível.

 

Quando a figura de líder se torna importante ?

A figura de um líder se torna importante de diversas formas e em várias situações tais como cumprir e cobrar metas, desenvolvendo estratégias, criando motivação nos seus liderados, criando possibilidades para a solução de problemas, sendo fonte de análise das informações que vem dos seus superiores, além de filtrar e passar as essas mesmas informações aos liderados de forma clara e de fácil entendimento.

Além disso, ele atua diretamente auxiliando em processos de tomada de decisão e estruturando ações a serem executadas. Tudo isso pode ocorrer em situações individuais ou em grupo. Deste modo, o seu papel é fundamental para mostrar o melhor caminho para se atingir um objetivo.

 

Quais são os requisitos necessários para ser um bom líder ?

Seja em qual for o âmbito, o líder necessita de uma gama de habilidades e competências para que sua importância tenha relevância e o mesmo seja bem sucedido. Dentre as habilidades e competências, temos que focar em alguns princípios básicos como:

  • Saber Ouvir
  • Ter Flexibilidade
  • Empatia
  • Saber Realizar A Gestão De Equipes
  • Ter Uma Boa Comunicação
  • Conseguir Influenciar
  • Desenvolver A Equipe
  • Resolver Situações De Conflitos
  • Ter sempre uma mente aberta para encontrar soluções

Então, podemos afirmar que, existem sim competências que são necessárias para ser um líder. Essas competências é que chamamos de C.H.A (conhecimento, habilidades e atitude).

Essas habilidades possibilitam uma melhor gestão da equipe, onde dessa forma, resultará no desenvolvimento do próprio líder em si, fazendo com os processos, problemas e objetivos sejam resolvidos e atingidos.

 

Tipos de liderança

Autocrático

O líder toma as decisões sobre os liderados, sem consultar a opinião dos mesmos visando normalmente apenas sua opinião ou a de poucos membros do grupo, porém o ato final na tomada de decisão pertence ao mesmo.

Normalmente todas as escolhas têm como fundamento nas suas ideias, conceitos e julgamentos, muito esporadicamente aceitam opiniões dos liderados/seguidores.

Perfil

Este tipo de liderança obtém controle total do grupo e suma maioria das vezes recebe críticas negativas por não ser um estilo de liderança que ouve a equipe e tão pouco os consulta na hora de decidir algo, o mesmo é frequentemente comparado ao ” chefe ” pelo autoritarismo no qual emprega.

Esse é um dos tipos de liderança que não são totalmente amados, porém existem situações em que a liderança autocrática traz benefícios como manter o foco em concluir o projeto a qualquer custo.

 

Democrático

O líder democrático tem como um de seus princípios incentivar, ouvir todas as opiniões da equipe, tem papel de orientador, onde normalmente apresenta um perfil mais flexível diante a equipe.

A característica deste tipo líder que melhor o descreve é o compartilhamento das decisões e uma gestão com cunho mais participativo onde o trabalho em equipe é priorizado.

Este vem a ser um tipo de liderança no qual estabelece uma relação favorável com os liderados, tornando a produtividade fluida e com melhores resultados.

Perfil

Esse tipo de líder mantém a equipe a parte dos processos decisórios, ao escutá-los e sempre buscar um meio termo, ou seja, ele é positivo e tem um relacionamento estabelecido com a equipe. Além disso, ele gosta de cooperação durante a gestão.

Um líder democrático traz mais benefícios do que desvantagens, pois normalmente tem feedbacks constantes, tem uma boa comunicação, boa maturidade ao avaliar situações, consegue manter a produtividade da equipe de forma prazerosa e eficiente.

 

Liberal

Este é um dos tipos de liderança que permite que a equipe se mantenha totalmente à vontade, ele deixa que a equipe ajude a desenvolver os processos da forma que melhor se adequarem ao ato de desenvolver as tarefas.

Normalmente, sua participação presencial e direta é rara, pois neste caso o mesmo acredita e exerce a capacidade de comandar as pessoas sob a sua influência e impacto, ou seja, sua participação só é computada quando for requisitada.

Perfil

No geral, sua função é como a de um facilitador no qual estimula os seus colaboradores a realizarem as tarefas e os deixa livres para executarem, apenas avaliando o rendimento do conteúdo final entregue por cada membro da equipe.

Algumas das vantagens da liderança liberal são o desenvolvimento da autoconfiança dos colaboradores, o relacionamento interpessoal da equipe fazendo que a mesma construa a melhor forma de se comunicar sem que ele precise estar presente.

Outro ponto é que esse é um dos tipos de liderança que proporciona autonomia para a equipe e distribui competências envolvendo esforços diretos da equipe com o propósito de que a mesma seja capaz de se autodesenvolver e entregar o que foi proposto mesmo com escassez de informações.

 

Situacional

Liderança situacional é um dos tipos de liderança que mais se aproxima do que vivemos hoje no sec.XXI, pois o mesmo vem a utilizar da liderança autocrática, democrática ou liberal, seja ou, este é o tipo que necessita de mais versatilidade.

A adaptação e ação desse tipo de liderança pode vir a variar de acordo com as situações ou crises que ele esteja inserido e precisa posteriormente tomar algum partido para buscar a melhor solução.

O mais comum de se encontrar neste modelo é que as dificuldades na maioria das vezes são diminuídas ou são quase inexistentes em alguns momentos e os objetivos são alcançados com mais frequência sejam eles integrais ou parciais.

Perfil

O líder que obtém este perfil consegue delegar tarefas aos liderados sempre com foco em suas aptidões ou deficiências visando o desempenho do cooperado e a sua capacidade concretizar o que foi determinado, sem deixar de contar com mais diversas variáveis que podem ocasionar o não cumprimento dos objetivos.

Este tipo de líder também tem atributos que são considerados formidáveis, ele tem uma boa comunicação, tem um alto nível de prontidão, consegue conduzir os liderados ao objetivo final oferecendo-lhes apoio emocional, realizando a cobrança da forma mais adequada o possível de acordo com a situação que está passando, tem um bom controle emocional suas e está sempre em contato com a equipe.

Ele tem atenção nos comportamentos de seus liderados, faz com que nada saia errado ou se sair que seja algo de fácil resolução. O acompanhamento que este líder realiza consegue potencializar cada membro da equipe é muito abrangente e por fim ele consegue exercer as tarefas de forma eficaz objetivando atender o que foi proposto.

Ele também sempre compreende as habilidades de cada um sabendo os seus pontos fortes e fracos, motiva a equipe fornecendo direcionamento, apoio, orientação e delegando as diretrizes a serem tomadas com instituições sólidas e claras.

Tipos De Poderes Dos Líderes

Cada um dos tipos de liderança exerce poderes de acordo com a sua visão e papel desempenhado, então para compreender os esses tipos de poderes e como empregá-los será necessário uma breve explicação sobre cada um deles.

  • Referência – é o poder de um indivíduo de influenciar outro por sua força de caráter, este poder podemos observar em um astro do esporte, supostamente leva a aceitação, mesmo que o atleta tenha poucas credibilidade fora da arena esportiva.
  • Informação – é a posse da informação importante em um momento crítico quando se faz necessário ao funcionamento da organização, assim sendo a secretária de um gerente pode se considerar em uma posição poderosa a partir do momento que tenha informação importante.
  • Coercivo – está relacionado ao gerente punir o colaborador, podendo ser manifestado em uma simples advertência, suspensão ou até mesmo o desligamento efetivo.
  • Especialização – é relacionado com a experiência interior do indivíduo, conhecimento, habilidades e talentos especiais.

Dependendo da forma que estes poderes forem executados eles poderão causar uma maior aproximação ou distanciamento de seus liderados que em contrapartida terão atitudes que serão em resposta a forma que são estão sendo relacionados.

 

O que podemos entender sobre os lideres e os tipos de liderança ?

Os líderes precisam entender, respeitar, ouvir, compartilhar sugestões, conhecimento e acima de tudo trabalhar no desenvolvimento da equipe. Dessa forma, além de um líder desempenhar seu papel de forma direta, ele traz consigo pontos positivos que o tornam referência no que faz.

Em outras palavras, quando um líder é realmente bom no que faz, ele consegue fazer com que as metas sejam alcançadas e poder de sua influência, ele também possibilita que novos líderes sejam despertados sob sua orientação.

Já os tipos de liderança, são bem definidos e cada um deles apresenta características, vantagens e desvantagens que podem ser consideradas de acordo com cada caso. O ideal é que a empresa ou líder entenda a sua forma de liderar para que assim seja possível atender melhor as necessidades da equipe, empresa ou projeto.

Conclusão

Portanto, ser um líder é um papel fundamental em todos os locais, sejam em empresas, em projetos ou até mesmo na casa de cada um de nós. Pois, com uma boa liderança o trabalho em equipe fica mais homogêneo e positivo, fazendo com que o resultado final do projeto tenha maior êxito.

Desta forma podemos afirmar que existem competências necessárias para atuação de um líder, tais habilidades possibilitam uma gestão mais impecável.

Por fim, podemos afirmar também que, a filosofia de ter bons líderes nas empresas vem ganhando força nos últimos anos no meio corporativo, além de vir auxiliando a avaliação profissional das pessoas que estarão à frente das equipes.

Esperamos que tenham gostado do tema do nosso artigo de hoje sobre tipos de liderança e que ele tenha contribuído para o seu conhecimento.

Até a próxima!!!