Se o seu objetivo é trazer sucesso ao projeto ou negócio ? A melhor forma de alcançá-lo só pode ser com muito empenho e trabalho em equipe, as dicas que preparamos no decorrer do artigo de hoje para atingir esse resultado.

A importância do trabalho em equipe para as empresas:

“Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo.”John Donne

Com essa frase escrita por John Donne, damos abertura a esse artigo que fala sobre a importância do trabalho em equipe, tanto para o sucesso da empresa, quanto para o crescimento profissional de cada membro que compõe a sua estrutura.

Antes de mais nada, para entendermos melhor sobre a importância do assunto, vamos iniciar explicando sobre o que é, de fato, o trabalho em equipe e posteriormente como ele pode trazer impactos positivos e até lucrativos.

 

Como funciona o trabalho em equipe ?

O trabalho em equipe pode ser definido, de uma maneira simples, como a união de esforços, pensamentos e ações de um coletivo para realizar determinada tarefa. Contudo, ao trazer esse pensamento para uma forma mais estrutural vamos esboçar abaixo um pequeno exemplo para compreender melhor a importância do trabalho em equipe.

Principalmente, vamos pensar que a tarefa seja, por exemplo, um corpo humano que precisa se locomover e cada parte do corpo é um membro que deseja realizar a tarefa de locomover esse corpo.

Nesse sentido, vamos pegar o braço como membro individual do corpo, ele consegue se mexer sozinho e desempenhar o seu papel de alcançar, pegar, levantar, etc.

 

No entanto, o braço sozinho consegue realizar a tarefa de mexer o corpo todo?

Não, em outras palavras, pelo menos não da forma que consegue quando conta com a ajuda de outros membros, como as pernas, os pés, e todos os outros membros que, em conjunto, ajudam a construir a estrutura que vai desempenhar cada vez melhor a tarefa de locomoção.

Então, assim funciona com o mundo corporativo, também. A Empresa, nesse caso, é o corpo que precisa de cada membro para manter a sua estrutura e cada um desempenha o seu papel para auxiliar em cada parte dessa estrutura, e consequentemente, a união de todos esses membros é o que realmente a mantém de pé e funcionando.

 

Continuando…

Em função disso, não é atoa que o assunto desse artigo seja abordado em tantos livros de pesquisas, como , por exemplo, uma pesquisa realizada pela Deloitte Human Capital Trends 2016.

A pesquisa traz em seu bojo a importância de desempenho em equipe e a incorpora como uma tendência de novas estruturas organizacionais, com a equipe em seu pólo mais ativo e não só apenas os seus gestores. Nesse sentido, podemos destacar que, já vem sendo praticado pelas organizações que estão buscando cada vez mais por esse valor em suas contratações.

Sob o mesmo ponto de vista, vamos responder algumas perguntas simples sobre a importância do trabalho em equipe, com o propósito de direcionar para uma melhor compreensão deste tema.

 

Então, como estimular o trabalho em equipe na prática?

  • Conheça equipe e cada setor.
  • Evidencie que cada membro tem um papel essencial para o bom funcionamento do negócio.
  • Desenvolva projetos de inclusão.
  • Traga um ambiente onde dúvidas e sugestões são bem vindas.
  • Crie e incentive o bom relacionamento interpessoal
  • Organize uma política focada na formação de times para trabalho em equipe.

 

Como posso ajudar em um trabalho em equipe?

  • Entenda suas habilidades e as use como cooperação.
  • Crie debates construtivos.
  • Busque por uma comunicação saudável com os outros membros da equipe.
  • Procure perceber a habilidade de cada um para usar em favor do projeto.

Como o trabalho em equipe pode trazer resultados mais eficientes ?

Ao entendermos que cada membro e cada setor que atuam dentro de uma empresa dispõe da sua competência, que é o que faz com que a sua área funcione bem, imagine que ao juntarmos todas as competências individuais de cada um em um único projeto, e se cada detentor da sua competência trouxer os conhecimentos e informações da sua área para agregar em um todo, o resultado só pode ser muito mais eficaz! 

Ainda, quando falamos de resultados mais eficientes pensamos logo em projetos desenvolvidos, porém, tem outro fator muito importante que o trabalho em equipe traz como melhoria: o aumento do nível de satisfação dos membros da equipe, assunto que vamos aprofundar um pouco mais no tópico abaixo.

 

Quais são os benefícios do trabalho em equipe ?

Trabalhar em equipe pode aumentar a criatividade, gerar motivação, agregar conhecimento e aprendizado, criar um fluxo de trocas de experiências, e consequentemente, garante a conclusão de um projeto muito mais eficaz e completo, ou seja, os benefícios do trabalho em equipe são factíveis para as empresas e para os colaboradores.

Além de todos os benefícios citados acima, o mais atrativo é a lucratividade para as empresas e o aprendizado geral dos envolvidos que podem ser levados para a vida profissional e pessoal.

Ainda que tenha todos esses benefícios e essa série de pontos aqui já citados, existem pessoas que expressam dificuldades em trabalhar em equipe, onde nem sempre essa dificuldade é ocasionada pela falta de interação com outras pessoas.

 

Mas afinal, por que algumas pessoas têm dificuldade com trabalho em equipe ?

Existem algumas dificuldades por trás do trabalho em equipe, dentre elas, um dos grandes bloqueios é o erro de interpretar o trabalho desempenhado em coletivo como uma competição.

Por sua vez, o intuito do trabalho em equipe é de unir as habilidades, idéias, criatividade, competência e cada um possui a sua que, quando unidos, geram projetos muito mais fortes e completos.

Eventualmente, é possível contornar essa situação através de estímulos que podem ser inseridos através de atividades, conversas em grupo, dinâmicas, avaliação de perfil e entre outras ferramentas.

Por outro lado, para tudo isso seja desenvolvido é necessário que exista uma boa liderança e gestão para implementar as tarefas e fazer Feedbakcs.

Nesse sentido, outra forma de contribuir com a melhora de pessoas que têm dificuldades em fazer parte de algum trabalho em equipe, é ter processos estruturados e direcionados com auxílio de scripts, materiais de apoio como manuais, vídeos, Gifs, Slides e entre outros materiais que vão auxiliar diretamente na melhora desses membros da equipe.

 

Conclusão

O trabalho em equipe pode ser realizado de diferentes formas, de acordo com as atividades que são propostas. Definitivamente, cada projeto e cada membro que compõe a sua equipe são partes integrantes que causa impacto direto nas tarefas exercidas.

Portanto, é viável ter ciência que ter uma equipe totalmente integrada contribui para o aumento do faturamento de sua empresa e faz com que todos sejam participativos. Além de, estimular de forma positiva que todos tenham sentimentos bons em relação às suas tarefas.

Por fim, o resultado de um trabalho coletivo bem elaborado e estruturado sempre terá sucesso e visibilidade positiva ao ser executado.

Esperamos que esse artigo tenha contribuído para a sua aprendizagem sobre trabalho em equipe.

Até a próxima!!!