Entenda como a psicologia das cores têm uma forte influência no seu negócio e pode dizer muito sobre a sua empresa, seu produto e sobre o seu público-alvo.

Em análise a psicologia das cores vai além da simples definição das cores que mais ‘’gostamos’’. Inicialmente, precisamos entender que as cores fazem parte da construção do seu negócio diretamente.

 

Mas afinal, o que é a psicologia das cores ?

A psicologia das cores é uma forma de estudo que analisa o impacto que as cores têm no comportamento humano.

Ainda que, essa seja uma resposta um tanto quanto simples, ela é bem mais abrangente quando começamos a entender de fato como funciona a psicologia das cores.

 

E como ela funciona ?

Podemos compreender que, a psicologia das cores embasa o estudo voltado a como nosso cérebro identifica cada cor e como elas podem ser convertidas de diversas formas, tornando-as em emoções, sentimentos, desejos, estímulos de criatividade, de consumo e de sensação de saciedade.

 

Então, vamos a uma breve reflexão sobre como a psicologia das cores funciona no dia a dia.

Ao indagar essa reflexão, pense na cor que mais gosta e no motivo de gostar dela. Nesse sentido, pergunte-se ‘’qual é a primeira coisa que lembro quando vejo essa cor ?’’ , em vista disso, provavelmente cada um lembrou de pelo menos alguma coisa que pode ser comprada e consumida. Eventualmente, ainda que não seja algo voltado ao consumo direto, acredite essa cor está ligada a grande parte das coisas que você consome.

Sob esse mesmo ponto de vista, podemos destacar que, cada cor tem formas únicas de despertar a compreensão, desejos e sentimentos em cada um de nós. Tanto que, sempre temos aquela cor que nos identificamos mais, certo ? você pensou nela agora a pouco rs.

Em função disso, podemos compreender que com as empresas não seria diferente.

 

Vamos entender como a psicologia das cores age?

Ao realizar a visualização de imagens e informações em um comercial, um banner, outdoor, revista, logotipo ou até mesmo um enunciado de promoção, o nosso corpo produz sensações que podem ser boas ou ruins, além de, despertar sentimentos podem ser aflorados e desenvolvidos através da captação de tais cores.

Pois bem, as empresas entendem isso de forma que começaram a utilizar e ainda que, não existam muitos campos de estudo relacionados a essa área, o ‘’jogo de cores’’ está presente no dia a dia de todos.

 

Em outras palavras, a psicologia das cores é uma técnica bem mais complexa e flexível do que parece. Ocasionalmente, você ainda deve estar se perguntando onde isso é aplicado na sua empresa, produtos ou serviços, não é mesmo ?

Ao realizar compra de um produto ou quando você gosta da logomarca de uma empresa por achar ela bonita, você possivelmente analisou as cores indiretamente, e seu cérebro fez isso quando aquelas informações entraram no seu campo visual. Similarmente, ao se apaixonar à primeira vista, esse ato cria formas e sentimentos dentro de você.

Ao comprar um produto, o marketing de uma empresa fez todo um estudo para saber o que seria mais atrativo e o que chamaria mais atenção do consumidor. Isso seria semelhante a se apaixonar por alguém.

Agora, de acordo com a nossa reflexão, a psicologia das cores está em ação indiretamente para o publico-alvo e diretamente para as empresas.

 

Dessa forma, o que podemos descobrir com as cores ?

Para as empresas essa é uma ótima ferramenta que proporciona a descoberta dos hábitos de consumo de seus clientes, e com ela é possível aferir o impacto desejado na comunicação visual, seja ele positivo ou negativo, além de permitir que sejam realizadas análises e posteriormente podemos montar as melhores estratégias de marketing com o propósito de atingir os objetivos que estão sendo planejados.

Além disso, outra forma de entender a abrangência da psicologia das cores, é que podemos aferir aceitação da identidade visual de empresas, marcas, logotipos e produtos que estão no mercado.

 

Quando e como surgiu?

A Psicologia das cores surgiu em 1810 na Alemanha, com o poeta Johann Wolfgang von Goethe, no qual publicou o livro ‘’Teoria das Cores”. Sendo esse o início e a base do que temos hoje.
Goethe ainda ampliou seu campo de estudo propondo algumas divisões a serem estudadas. Vamos conhecê-las ?

Divisão do estudo das cores segundo Goethe:

  • Fisiologia: O estudo da ligação existente entre a visão e os campos de ativação e processos cerebrais;
  • Física: O entendimento da percepção da geração das cores através dos raios de luminosidade e como as enxergamos;
  • Química: A heterogeneidade das cores.

Goethe foi capaz de compreender pioneiramente como cérebro humano funciona através da percepção que temos para cada cor, e com isso, ele as classificou de forma que fosse possível aplicar suas diretrizes em outros campos de estudo.

 

As cores têm significados e classificações?

Sim, a psicologia das cores não seria a mesma se cada cor não tivesse o seu significado e a sua classificação. Desse modo, precisamos entender que cada cor representa e estimula as pessoas de formas diferentes, fazendo com que sentimentos, desejos e sensações sejam aprimoradas ou afloradas de acordo com a sua intensidade.

Como resultado, vamos entender o que cada cor pode representar em alguns dos exemplos que destacamos abaixo:

Cores primárias

Existem apenas três cores primarias e sua consideração nesta classe é porque não conseguimos reproduzi-las ao efetuar misturas com outras cores.

As cores primarias são:

  • Azul: Essa cor com suas diversas tonalidades podem trazer sensações diferentes, porém em seu uso mais frequente podemos dividi-la inicialmente em:
    • Azul claro: Estimula a sensação de higiene, limpeza e leveza. Além de estar elencado a produtividade.
    • Azul escuro: É uma cor usada no meio corporativo, onde sua função é demonstrar sucesso, poder e confiança.
  • Amarelo: É uma cor que traz animação e alegria, também utilizamos para chamar a atenção, trazer impacto visual, realçando os detalhes da imagem. Além disso, ele também pode estimular a concentração e o intelecto.
  • Vermelho: Assim como o amarelo, o vermelho é uma cor estimulante, onde traz impacto e ação. Sua função é basicamente fazer o papel da atração, normalmente é muito utilizado em liquidações e ações promocionais por chamar muita atenção.

Cores secundárias

  • Verde: Para quem deseja construir uma imagem que traz uma sensação de relaxamento e descontração, o verde é a cor certa. O apelo desta cor é voltado a equilíbrio, juventude e tranquilidade.
  • Roxo: A cor da transformação e da quebra de paradigmas é o roxo, sua função é fazer com que as conexões relacionadas a si sejam compreendidas de forma mais profunda.
  • Laranja: Deveras essa é cor que traz ânimo, alegria e energia. Além desses atributos, essa cor reflete de forma calorosa as mudanças e a impulsos de criatividade.

Cores terciárias

São as cores que são compostas de uma cor primaria ou um cor secundaria quando as misturamos.

  • Violeta: A cor que dá estímulos diretos à imaginação, ela também pode elencar a percepção de sabedoria, calma, bem-estar, romantismo juvenil e até mesmo em alguns casos a luxúria e o conforto.
  • Rosa: Essa cor traz muito impacto, pois seus tons mais claros e escuros sempre significam romance, sensualidade, intimidade, paixão e beleza.
  • Turquesa: De forma simples e direta, o turquesa representa a elegância e sofisticação.
  • Celeste: Essa cor esta relacionada a confiança, inteligência e emoção.

Cores neutras

  • Preta: Essa é uma cor de carácter neutro, porém não deixa de ser forte, pois é normalmente ligada a coisas refinadas, elegantes e tradicionais. A sua importância e força são tão grandes que na maioria das vezes essa é a nossa primeira opção em alguns hábitos de consumo. O outro ponto é que muitas vezes costumamos falar que cor preta ‘’cai bem com tudo’’, não é mesmo ? pois, fica bonito em tudo.
  • Branca: Essa também é uma cor de carácter neutro, porém não deixa de ser forte, pois o branco ressalta pureza, limpeza, simplicidade e elegância. Sua importância e força é como a da cor preta, sempre cai muito bem com tudo.

 

Qual é o papel da psicologia das cores no design?

A psicologia das cores é uma peça chave e definitiva quando falamos da composição de cores,  que eventualmente podem vir a ser aplicadas na hora de definir a identidade visual de uma empresa, marca ou produto.

Além disso, um designer ao realizar a aplicação e combinação da paleta de cores, os conceitos de cada uma dessas cores, contrastes, temas e imagens em um projeto, tudo é minuciosamente pensado para que a comunicação visual e a experiência do público alvo sejam elevadas ao máximo de forma positiva.

A forma que o público alvo recebe essas informações através das cores, pode determinar muito do sucesso de um projeto, ele pode se tornar uma referência em comunicação, um bom exemplo disso é que se pegar a cor amarela como exemplo uma série de marcas são lembradas, quem nunca usou o amarelo na seguinte frase ’amarelo da cor do M do McDonald’s’’ , ou seja a comunicação das cores para o design é bem mais abrangente do que imaginamos.

 

Qual é o papel da psicologia das cores no marketing?

As aplicações no marketing sempre vem em conjunto com o trabalho realizado com o design. Pois, não se trata apenas de criar algo, esses dois pilares precisam conversar de forma que as cores e a psicologia das cores atuem harmoniosamente no layout visual de campanhas publicitárias, apresentações, promoções, vídeos e entre outras formas de chamar a atenção do público alvo.

Em função disso, podemos coletar dados e mensurar através de estudos e análises a receptividade, constância e coerência do que se está apresentando.

 

O que é importante saber.

A importância da psicologia das cores para sua empresa, marca, produto ou serviço é voltada a compreender o comportamento e os hábitos de seus clientes ou público alvo.

Outro ponto é que, além de criar a sua identidade visual através das cores, é possível entender o seu posicionamento, missão, visão, valores e entre outros atributos.Sendo esta a forma mais eficaz para os olhares mais atentos a esse tema.

De forma geral, as cores escolhidas para o seu projeto ou negócio também determinarão a compreensão da mensagem que deverá ser levada ao seu público alvo. Similarmente, as cores podem determinar como a imagem da sua empresa é recebida por esse mesmo público, então ao abrir a sua empresa, e definir os seus produtos, serviços e publico-alvo escolha bem as suas cores.

Portanto, saber escolher as cores com sabedoria também traz impacto aos seus negócios. Em função disso, a psicologia das cores é aplicada e busca trazer cada vez mais um pleno entendimento de como utilizá-las nas mais variadas áreas no mundo dos negócios.