No artigo de hoje falaremos sobre qual é a importância dos treinamentos, identificando quais os seus principais tipos e lançando uma breve reflexão de sua importância.

Também exploraremos pontos que justificam como essa atividade se tornou tão atrativa e benéfica no mundo corporativo, trazendo resultados significativos para empresas e profissionais.

Dentre as mais variadas formas de realizar um treinamento, muitas pessoas ainda não têm ciência de qual é a importância dos treinamentos e em vista disso devemos sempre entender quais são os objetivos de um treinamento proposto ou procurado pelo participante, pois um treinamento é sempre um investimento seja ele interno, externo, pago ou gratuito para utilização na vida pessoal e profissional.

 

Um treinamento é apenas um curso ou também é um investimento?

Realizar um treinamento não se trata apenas de pagar um curso, em ambiente corporativo essa ação é capaz de melhorar o dia a dia da empresa em seus processos operacionais e gerenciais, porém se analisarmos de forma mais atenta é possível também melhorar entendimento e comprometimento de cada colaborador, ampliando assim a capacidade de gestão do capital intelectual da empresa, de seus recursos, de informação e também se torna um diferencial competitivo que agrega valor no mercado.

Em âmbito pessoal o participante agrega e melhora habilidades de relacionamento, trabalho em equipe e autoconhecimento, ou seja, um treinamento bem feito e alinhado com seus propósitos terá um alto grau de importância e aproveitamento.

 

Quais requisitos que devemos observar ?

Normalmente um treinamento passa por uma série de etapas até chegar em seu ato final, com isso podemos citar que existem requisitos que devem ser observados tanto do treinador quanto dos participantes.

Vamos ver abaixo alguns destes requisitos?

  1. Questione qual é a importância dos treinamentos contratados e onde eles terão influencia direta e indireta
  2. Entenda quais são os tipos de treinamentos que deverão ser contratados e/ou aplicados.
  3. Selecione as pessoas que terão acesso a essa informação.
  4. Realize um levantamento sobre quais são os objetivos de aprendizagem com esse treinamento.
  5. Contrate a empresa, representante ou professor que domine o tema.
  6. Agende o programa de treinamento de acordo com as suas necessidades
  7. Solicite que o responsável em ministrar o treinamento utilize técnicas que sejam voltadas a melhorar o entendimento dos participantes e que sejam eficazes.
  8. Realize avaliações, pois assim todos os envolvidos tem a oportunidade de corrigir erros e melhorar, aqui estão alguns tipos de avaliações que podem ser realizadas:
    • Avalie estrutura das atividades que o programa de treinamento passa durante e após o treinamento, para que assim o objetivo seja alcançado.
    • A didática aplicada
    • Satisfação dos participantes
    • Desempenho do Treinador
    • Plano de treinamento

 

Todo treinamento é capaz de agregar valor mercadológico ?

Tendo isso em mente,  sim! é possível afirmar que todo treinamento é capaz de agregar valor mercadológico.

Como esse valor por ser percebido?

  • Pelo participante: Ele pode colocar em seu currículo, além de adquirir conhecimento que poderá ser levado para outras experiencias profissionais e pessoais. 
  • Pela a empresa: Ela terá colaboradores melhor instruídos de conhecimento e consequentemente terão suas tarefas melhor executadas, além de aprimorar e deixar mais amplo a gestão do capital intelectual da empresa.

Portanto, desta forma, a gestão e retenção do conhecimento da empresa será melhor utilizada gerando assim resultados positivos em processos operacionais, administrativos e estratégicos.

Contudo ressaltamos que é muito bom buscar a melhoria continua, seja com treinamentos ou com a aprendizagem sobre qual é a importância dos processos.

 

Como obter bons resultados com um treinamento ?

Como solução prévia devemos analisar o grau de comprometimento, proficiência que cada participante tem em captar as informações que serão apresentadas durante o processo de apresentação de conteúdo, pois isso influenciará diretamente na curva de aprendizagem do mesmo.

Além disso, para obtenção de bons resultados podemos destacar que ter informações alinhadas, profissionais que tenham bons conhecimentos acadêmicos e/ou experiência na área que atuam auxiliam muito no grau de efetividade de aproveitamento do conteúdo proposto.

Então desta forma teremos resultados em diversas áreas ao aplicar um treinamento ?

Sim! a eficiência operacional, gerencial e estratégica adquiridas em um treinamento poderá contribuir diretamente na resolução e desenvolvimento de soluções para resolver os gargalos encontrados anteriormente.

Todas essas etapas fazem com que o participante tenha uma boa performance na resolução dos problemas do dia a dia, melhorando assim sua capacidade analítica e operacional, de tal forma que serão visíveis os diferenciais positivos do investimento para apresentar aos diretores e acionistas da empresa.

Sendo assim é possível provar que fizeram tal investimento positivo para empresa e para o próprio participante que terá mais confiança no que faz.

 

Tipos de treinamentos

Se faz extremamente necessário saber qual tipo de treinamento é voltado a suas necessidades para que assim seja o mesmo seja aproveitado da melhor forma o possível. Vamos ver alguns dos tipos de treinamentos que existem e fixar ainda mais qual é a importância dos treinamentos? vamos lá!

Comportamental

o objetivo aqui é ajudar no desenvolvimento de aspectos emocionais e psicológicos que influenciam de forma significativa os ambientes onde o participante transita, tais como o trabalho, a faculdade, uma roda de amigos ou até mesmo no contato com seus familiares.

  • Neste caso os resultados nem sempre são imediatos pois são trabalhados ao longo do tempo em problemas pontuais. Com o tempo seus benefícios são extremamente perceptíveis para o participante em âmbito pessoal e profissional.

 

Motivacional

Aqui o objetivo é desenvolver a melhor forma de explorar o autoconhecimento, habilidades e capacidades. Além de ter resultados na inteligência emocional, auto motivação, dinamismo, resiliência, transparência comunicação, proatividade e entre outros requisitos que o participante busca para sua vida pessoal ou profissional.

 

Corporativo

Neste tipo de treinamento temos alguns tópicos que devemos observar bem para não errar o objetivo proposto onde objetivo central são as empresas e suas operações.

    • Integração: O treinamento de integração visa fazer uma apresentação geral do ambiente no qual o participante está sendo inserido, seja esse ambiente físico, sistêmico ou processual dentro de uma empresa.
      • Esse treinamento também é tido com um acolhimento e ele deve ser feito logo de início, mas por que ?, esse ele pode ser a peça chave para que o participante entenda quais são as diretrizes que deverão ser seguidas dali em diante.
    • Operacional ou Técnico: Neste tipo de treinamento são apresentadas atividades práticas e teóricas. Essas atividades fazem com que os alunos sejam capazes de aplicar imediatamente o conteúdo aprendido em seu retorno ao ambiente profissional ou acadêmico.
    • Gerencial: Neste tipo de treinamento o objetivo é trabalhar o desenvolvimento de diversas habilidade e qualificações que os participantes têm. Dentre elas podemos citar as técnicas, comportamentais, gerenciais e/ou até mesmo emocionais que gestores precisam ter para que assim seja possível interagir com suas equipes da melhor forma.

Conclusão

É aconselhável que após passar por qualquer treinamento seja feito uma análise do conteúdo aprendido e pensar nas melhores formas de aplicá-lo, tendo em vista os desafios que você ou sua empresa enfrentam no dia a dia.

Portanto, para que realmente funcione tenha em mente os motivos que o levaram a realizar o treinamento, pois todos os tipos de treinamento têm objetivos previamente definidos tanto no conteúdo proposto pelo treinador, instituição e empresa, quanto para os participantes.

É interessante sempre deixar bem alinhado os objetivos com o conteúdo proposto ou procurado, de tal modo o seu aproveitamento será o mais próximo de seus objetivos finais.

Esperamos que este artigo tenha auxiliado e aprimorado os seus conhecimentos sobre qual é a importância dos treinamentos.