Pagamentos instantâneos com menos custo para os usuários, mais facilidade nas transações e maior inclusão de pessoas. O que tudo isso tem em comum? Pix!

 

Mas, afinal, o que é Pix?

Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC).

Podendo ser realizados a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga (em qualquer uma das 762 instituições aprovadas pelo BC), os pagamentos e transferências serão feitos em segundos, em qualquer dia da semana e qualquer horário, sem restrições.

 

Quando o Pix estará disponível?

Ontem ocorreu o primeiro dia de testes do Pix e 1570 transações foram feitas. Porém, a data oficial do lançamento é 16 de Novembro, então não se preocupe se você ainda não conseguiu testar a novidade, em breve ela estará disponível!

Enquanto isso, se ainda não o fez, que tal cadastrar suas chaves Pix?!

 

O que são as chaves Pix?

As chaves Pix serão utilizadas pelos usuários para associar às suas contas um método de identificação, podendo ser um número de celular, e-mail, CPF, CNPJ, tornando o método prático e seguro.

Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves em cada conta de sua titularidade, já empresas poderão cadastrar até 20 chaves por conta bancária.

 

Como fazer o pagamento pelo Pix?

O pagamento pode ser iniciado de múltiplas formas, entre elas: QR Code Estático, QR Code Dinâmico, uso de chave de endereçamento, outras formas (preenchimento de dados manualmente, por exemplo).

 

Pagamento PIX Fonte Apresentacao BCB.

Fonte: Apresentação do BCB.

 

Características do Pix

  • Rápido: com transações concluídas em poucos segundos e, assim, recursos disponíveis para o recebedor em tempo real.
  • Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive durante feriados.
  • Fácil, pois traz uma experiência facilitada para o usuário.
  • Barato, porque é gratuito para pessoa física pagadora e com custo baixo para os demais casos.
  • Seguro: robustez de mecanismos e medidas para garantir a segurança das transações.
  • Aberto: estrutura ampla de participação, possibilitando pagamentos entre instituições distintas.
  • Versátil, sendo instrumento multi proposta, que pode ser usado para pagamentos independente de tipo e valor da transação (sem limite mínimo), entre pessoas, empresas e governo.
  • Integrado: informações importantes para conciliação poderão cursar junto com a ordem de pagamento, facilitando a automação de processos e a conciliação dos pagamentos.

 

Potenciais do Pix

O Pix tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, baixando custos e aumentando a segurança para os usuários. Além disso, o Pix também promete aprimorar a experiência dos clientes, com praticidade e promoção de inclusão financeira, incentivando a eletronização do mercado de pagamentos de varejo e preenchendo diversas lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

 

Inúmeros benefícios

Pagadores

  • Mais rápido, barato e seguro. Além disso, o Pix é muito mais prático (pelo uso da lista de contatos de celular ou de QR Code para iniciar pagamentos).
  • Bem mais simples (só precisa de dispositivo digital para realizar o pagamento, dispensa uso de cartão, folha de cheque, cédulas, maquininhas, etc) e com o Pix há a possibilidade de integração e outros serviços no smartphone.

Recebedores

  • Custo de aceitação menor que dos demais meios eletrônicos, além de haver disponibilização imediata dos recursos, o que tende a reduzir necessidade de crédito.
  • Facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos, assim como facilidade e rapidez de checkout (não tem necessidade de POS para passar o instrumento de pagamento ou de um caixa para dar troco).

 

Para mais informações, visite o site do Banco Central nos seguintes links:

Fontes: InformaçõesImagens.