A contabilidade oferece várias ferramentas essenciais para a gestão das empresas. Por exemplo, os relatórios contábeis, que permitem analisar a situação da empresa em um determinado período, sendo assim, contribuindo no processo de tomada de decisão dos administradores, contadores e diretores.

Os relatórios contábeis contribuem muito para a avaliação da saúde da empresa. Estes relatórios são responsáveis por resumir todas as informações financeiras, contábeis e patrimoniais de uma forma mais fidedigna. Então para não colocar em risco a saúde financeira das empresas, os gestores nunca devem deixar de lado esse precioso instrumento na hora de realizar uma análise da empresa.

Temos o Balancete, o Diário e o Razão que são produzidos a partir do registros dos movimentos ocorridos ou possíveis que possam gerar uma modificação patrimonial, esse processo é conhecido como processo contabilístico ou processo de escrituração.

 

Tipos de Relatórios e Suas Definições

Livro Diário

Esse livro é ordenado por lei. Nele são registrados os lançamentos contábeis de forma cronológica, ou seja, são registradas as operações diárias de uma empresa, com seus respectivos históricos (por exemplo: número da nota fiscal) e valores no método de partidas dobradas (débito e crédito) indicando a conta contábil a ser registrado o fato contábil.

 

Livro Razão

O razão é um relatório obrigatório por lei, que organiza e controla as movimentações das contas contábeis. Assim como, possibilita analisar indicadores de: fluxo de caixa; saldos das contas contábeis; como também a composição patrimonial (ativo, passivo e patrimônio).

Esse relatório é feito após o livro diário e transcreve as operações efetuadas nele, do mesmo modo que são produzidos outros demonstrativos baseados nele.

 

Balancete

Por fim, o Balancete apresenta de forma resumida as movimentações contidas no livro razão. Dado que, expõe apenas os os totais a débito e a crédito e os saldos (tanto credores como devedores) das contas contábeis.

O balancete não é exigido por lei, apesar disso contribui muito para encontrar e prevenir erros de crédito e débito da contabilidade de uma empresa. Como também, dá suporte na preparação dos demonstrativos de resultados e o balanço patrimonial.

 

Relatórios Contábeis: Conclusão

Cada relatório contábil com sua particularidade, praticidade e seu amplo campo de abrangência contribuem muito no processo de decisão do empreendedor, pois ajuda a entender a necessidade real da empresa, assim empregando a melhor estratégia.