No artigo de hoje falaremos sobre competitividade, explicando como essa pode ser uma habilidade que vai auxiliar no crescimento e desenvolvimento da sua vida pessoal e corporativa, além de ser algo essencial para a sua empresa.

 

Vamos começar compreendendo o que é competitividade ?

De forma bem simples, podemos definir que competitividade pode ser a habilidade ou até mesmo a capacidade que toda pessoa, empresa ou organização tem de realizar o cumprimento de seus propósitos em relação a sua missão.

 

Por que a competitividade se tornou algo essencial ?

Competir é essencial, isso nos torna mais relevantes e especializados em nossas áreas de atuação de modo geral. Essa é a resposta mais rápida e de fácil entendimento sobre o motivo da competitividade ser vista como diferencial.

Certamente, como vivemos em um mundo capitalista, e mais especificamente em um país capitalista, ser competitivo é basicamente um requisito de sobrevivência. Pois, é baseado nisto que são criadas as vantagens, desvantagens, fatores de escolha, estímulos a desejos e hábitos de consumo.

 

Mas afinal, o que o capitalismo tem em comum com a competitividade ?

Simples, se você está inserido em um ambiente capitalista automaticamente você sente a necessidade de ser competitivo, inicialmente os fatores de compra e venda, já são os maiores estímulos, que por sua vez, vem com o pensamento de obter algo seja tangível ou intangível.

Essas são formas de capitalismo que indiretamente já nos fazem competir por algo.

De modo geral, existem outras formas de que a competitividade está inserida no nosso cotidiano, não é apenas no senso capitalista de se viver, isso vai bem além.

Então, vamos entender mais sobre o tema e os seus desdobramentos ?

Onde inicia-se a competitividade ?

A competitividade inicia-se na corrida pela vida e vai até o fim dela, ou seja, desde o momento que ainda somos apenas cromossomos até o último suspiro estamos em constante competitividade, seja com os outros ou com nós mesmos.

Outros exemplos que podemos citar são: na auto superação, para ser reconhecido por fatores externos tais como feitos no trabalho, fazer a sua empresa a ter sucesso, ou em fatores internos para realizar sonhos pessoais.

De toda forma, sempre estamos em uma constante mudança e superação, onde por fim a competitividade está inserida.

 

Mas afinal, por que a competitividade se tornou essencial para se superar e sobreviver no mercado ?

Essa é uma boa pergunta, e que quase todo colaborador ou empresário já fez para sua equipe ou a si mesmo, pois obter competitividade no mercado ou nicho no qual se está inserido é basicamente uma das premissas básicas para ganhar o seu market share.

O ser humano por si só, já é competitivo, quando ele não compete com ele mesmo em questões de se auto superar e melhorar, ele faz isso com terceiros.

Em vista disso, a todo momento algo está sendo buscado para ser superado, inovado ou renovado, seja para uma realização pessoal ou como ação de crescimento dentro e fora do meio corporativo.

 

Manter a competitividade é praticar o ato de melhoria contínua.

Ser competitivo é algo que mantém as empresas e colaboradores na constante busca por inovação, novas tecnologias voltadas à infraestrutura e processos operacionais, por sistemas inteligentes e intuitivos, bem como, pelo aprimoramento dos capitais intelectual, humano, relacional, interno e estrutural como um todo.

Na vida pessoal aprendemos a superar medos, barreiras, limites e por fim melhoramos ou descobrimos habilidades físicas e intelectuais.

 

Ter competitividade pode gerar valor

Em muitas situações a competitividade é vista de forma negativa devido a forma incorreta de seu uso, entretanto ao ser aplicada corretamente ela pode agregar valor aos negócios, bem como aumentar sua produtividade.

Eventualmente, essa visão negativa vem das formas que a competitividade é abordada, criando rivalidade entre os indivíduos que estão inseridos no processo.

Dessa forma, essa visão pode ser quebrada de forma que ao competir com o outro seja possível celebrar os seus ganhos.

Essa é a forma mais indicada, pois ela pode proporcionar amizades e parcerias dentro e fora do meio corporativo.

Portanto, a competitividade não é algo ruim desde que seja aplicada corretamente.

Além disso, a competitividade pode proporcionar feedbacks. Sim! ela pode.

 

Como competitividade pode me proporcionar feedbacks e ainda auxiliar minha empresa?

De uma forma bem prática e sucinta, o incentivo em relação a como inserir a competitividade nas suas ações. E, por sua vez, bem como se membro integrante de algo sendo competitivo são os fatores que vão ditar o sucesso ou fracasso da sua empreitada.

Certamente, você já deve ter entendido como funciona, você será competitivo e deverá ter uma ”régua” para medir se está ou não sendo produtivo ou lucrativo.

Essa ”régua” que será usada para medir se está sendo bom ou ruim está diretamente ligada a uma meta, no qual estima-se superar ou melhorar.

De forma simples é divisor de águas para saber se deu certo ou não o que foi planejado.

 

Vamos entender como um exemplo prático como a competitividade traz feedbacks?

Imagine uma empresa onde internamente os colaboradores trabalham com produção. Eventualmente, já temos em mente que, quanto mais produzir, melhor é. Entretanto, se tratando de relações interpessoais entre os colaboradores dentro da empresa esse também pode ser um ótimo termômetro sobre como está o andamento da equipe.

Pensando no exemplo acima…

Pense no colaborador que produziu mais e no que produziu menos, de forma simples em ambos os casos houve a contribuição para o resultado final, porém por que um produziu mais e o outro menos?

Diversos fatores podem ser levados em consideração e um deles é como a competitividade foi estimulada, ou seja, se ela foi feita de forma negativa automaticamente alguém pode ter ficado desmotivado e por sua vez ele ou ela produziu menos.

 

Podemos levar esse mesmo exemplo para uma abordagem positiva?

O mesmo exemplo pode ser levado em consideração a uma abordagem positiva. Mesmo que, o feedback vem em forma de números inicialmente, onde baseadas na utilização de uma ferramenta de para medir os volumes de produção você terá um feedback.

Esse feedback baseado na competitividade pode auxiliar a sua empresa a enxergar pontos positivos e negativos, acertos e erros, o que deve ser melhorado/mantido/reformado/retirado. Enfim, trazendo pontos de vista que geram mudanças para a melhoria do desempenho da empresa.

Ainda sobre a competitividade e o feedback…

Os números não são a única forma de resposta e compreensão do que está acontecendo. Uma abordagem errada, pode fazer com números muito bons possam cair drasticamente, além de mexer com a motivação de um ou mais membros de uma equipe, ou seja, é necessário habilidades de gestão inerentes a proposta que está sendo realizada, para que não dê tudo errado no final.

 

Conclusão

Ser competitivo também pode gerar benefícios!!!

Um dos principais objetivos que movem uma empresa é o de crescer e ganhar cada vez mais espaço dentro do mercado e segmento em que atua.

Diversas estratégias e ferramentas devem ser utilizadas para alcançar esse sucesso no mundo corporativo.

Podemos destacar que, ao inserir positivamente a competitividade ela proporcionará um aumento na produtividade, na busca por inovação de produtos, serviços, parceiros e negócios.

Também haverá uma maior busca na melhoria e na inovação tecnológica, por sistemas inteligentes e intuitivos e também pelo aprimoramento dos capitais conforme já citamos pouco acima.

E, por fim, a pessoa ou empresa será mais atrativa ao mercado no qual se está inserida.

Outros artigos relacionados ao tema:

Nesse sentido, caso surja alguma dúvida sobre como estruturar seus processos, quais tipos de liderança você deve ter na sua equipe de forma que seja possível ser mais competitivo e entre outros temas que estão diretamente ligados a sua competitividade que geram bons resultados consulte nossos artigos baixo para obter mais informações.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender melhor sobre o que é competitividade e como gerenciar essa ferramenta de forma adequada.

Por fim, sua aplicação pode ser voltada a vida pessoal e para a sua empresa.

Até a próxima!!!