Para que você aproveite ao máximo e entenda este artigo de implementação do ponto de reposição, é importante que você tenha conhecimento sobre:

Recomendamos a leitura de nossos artigos anteriores que tratam desses conceitos (caso você tenha alguma dúvida relacionada aos tópicos citados acima).

 

Implementando o ponto de reposição

O ponto de reposição, como o próprio nome diz, se trata do momento em que a aquisição de um produto deve ser realizada. Para isso, deve ser levado em consideração: o consumo esperado daquele material, seu tempo de obtenção e possíveis eventualidades, de forma que consiga atender a demanda até que o estoque seja abastecido.

Uma vez que foram definidos todos os parâmetros, chegou a hora de definir qual é o ponto de reposição dos produtos. A conta em si é bem simples, basta somar os dias de estoque de segurança com o tempo de obtenção e multiplicar tudo pelo consumo médio diário.

Ponto de Reposição = (Dias de estoque de segurança + Tempo de obtenção) x Consumo médio diário

 

Tamanho de lote

O tamanho do lote influenciará a frequência com que os pedidos são colocados. Lotes menores suprirão o consumo por menos tempo, portanto a frequência de obtenção para eles será maior e vice-versa.

É importante perceber que o tamanho do lote leva em consideração uma série de fatores e tem como objetivo a otimização dos custos de fabricação ou compra. Falaremos com mais detalhes sobre isso em um artigo futuro.

 

Ponto de reposição: Exemplo prático

Seguindo esse princípio, imagine o seguinte cenário:

Produto A
Consumo médio diário: 130 peças
Tempo de obtenção: 5 dias
Dias de estoque de segurança: 1 dia
Tamanho de lote: 500 peças

Ponto de Reposição = (Dias de estoque de segurança + Tempo de obtenção) x Consumo médio diário
Ponto de Reposição = (1 + 5) x 130 = 780 peças

 

Representação gráfica

Representação gráfica: ponto de reposição.

Representação gráfica: ponto de reposição.

 

Em teoria, a flutuação do saldo em estoque ao longo do tempo deve refletir o gráfico acima.

Com o passar dos dias o saldo cai de acordo com o consumo médio diário, até que atinja o ponto de reposição.

No ponto de reposição é iniciado o processo de aquisição que leva alguns dias até de fato haver recebimento das peças no estoque.

O ideal é que o saldo não fique muito maior ou menor do que o estoque de segurança determinado, mas durante o processo podem ocorrer variações na demanda efetiva ou no próprio tempo de obtenção.

 

Um processo de aprendizagem constante

É importante frisar que nada é fixo, ou seja: os valores que fazem sentido hoje, podem não fazer sentido amanhã. Por esse motivo é importante estar sempre aprendendo com os dados de sua operação, a fim de encontrar as melhores condições para otimização dos custos.

Esse deve ser um trabalho conjunto entre várias áreas da empresa, como por exemplo:

Área de Vendas se esforçando para passar previsões assertivas; área de Compras se esforçando para encontrar fornecedores bem qualificados (com os melhores prazos e que cumpram esses prazos); processos definidos para diminuir os gargalos nas operações e o PCP consolidando os dados, comparando o que foi realizado com o previsto, otimizando o estoque de segurança e fazendo os ajustes pertinentes para melhorar cada vez mais o ponto de reposição, a fim de evitar excessos e faltas.